top of page

Roberta Metsola reeleita presidente do Parlamento Europeu

  • empautanoticias
  • 16 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto: Reprodução


Os eurodeputados reelegeram Roberta Metsola (PPE, Malta) como presidente do Parlamento Europeu até 2027, com 562 votos.

Roberta Metsola venceu na primeira volta, recebendo uma maioria absoluta de 562 votos expressos dos 699 eurodeputados que procederam à votação em urna fechada. Roberta Metsola continuará a liderar o Parlamento Europeu na primeira parte (dois anos e meio) da 10.ª legislatura.


Resultados da votação

  1. Roberta Metsola (PPE, Malta) - 562

  2. Irene Montero (Grupo da Esquerda, Espanha) - 61



    - Total de votos expressos: 699


    - Votos em branco ou nulos: 76


    - Necessária maioria absoluta: 312


Quem é Roberta Metsola

Nascida em Malta em 1979, Roberta Metsola é desde 2013 deputada do Parlamento Europeu. Foi eleita primeira vice-presidente em novembro de 2020 e presidente em exercício após o falecimento do então presidente David Sassoli, em 11 de janeiro de 2022. Em 18 de janeiro de 2022, foi eleita presidente para a segunda metade da nona legislatura. É a terceira mulher presidente do Parlamento Europeu, depois de Simone Veil (1979-1982) e Nicole Fontaine (1999-2002).

Após a eleição, a presidente Roberta Metsola declarou aos eurodeputados: «Juntos temos de defender a política da esperança, o sonho que é a Europa. Quero que as pessoas recuperem o sentimento de convicção e de entusiasmo pelo nosso projeto. A convicção de tornar o nosso espaço partilhado mais seguro, mais justo e mais igualitário. A convicção de que, juntos, somos mais fortes e somos melhores. A convicção de que a nossa é uma Europa para todos.»

Discurso completo da presidente do Parlamento.


Conferência de imprensa

A presidente do Parlamento, Roberta Metsola, fala à imprensa na sala de conferências de imprensa Daphne Caruana Galizia do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, às 13h00 locais.

Como assistir à conferência de imprensa


Apresentações dos candidatos antes da votação

As duas candidatas fizeram breves apresentações antes da votação. Pode ver os seus discursos nesta ligação ou clicar nos respetivos nomes:

  • Roberta Metsola (PPE, Malta)

  • Irene Montero (Grupo da Esquerda, Espanha)


Sobre o Presidente do Parlamento

De acordo com o Regimento da instituição, o presidente do Parlamento dispõe de um amplo leque de poderes executivos e representativos. Para além destas funções, a autoridade do Presidente estende-se a «todos os poderes necessários para presidir aos trabalhos do Parlamento e para assegurar a sua boa execução».

O artigo 14.º do Tratado da União Europeia refere que o Parlamento elege o presidente entre os seus membros. Desde as primeiras eleições europeias (por sufrágio universal) em 1979, cada presidente está em funções por um período renovável de dois anos e meio. Isto significa que pode haver dois presidentes em cada legislatura. Desde 1952, ano em que o Parlamento foi criado, serviram 31 presidentes, 17 dos quais desde 1979. Fonte: europarl.europa.eu

Comentários


bottom of page