Favorito Lai Ching-te vence eleição presidencial taiwanesa
- empautanoticias
- 1 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Foto: Reprodução
Com todos os votos contabilizados nos círculos eleitorais, o candidato pró-independência de Taiwan, Lai Ching-te, está à frente na contagem com 40,05% dos votos, um resultado que se traduz numa vitórias nestas eleições presidenciais. Em segundo, está Hou Yu-ih, do partido tradicionalmente apoiante da China, o Kuomintang, angariando 33,49% das intenções de voto. Segue-se o líder do Partido Popular de Taiwan, Ko Wen-je, com 26,46%.
Numa declaração ao país após a divulgação dos resultados, Lai Ching-te agradeceu aos eleitores e falou num “novo capítulo” da democracia de Taiwan. Estas presidenciais foram uma prova, sublinhou o candidato, de que como a ilha “estima a democracia”.
“Taiwan alcançou uma vitória para a comunidade das democracias”, declarou Lai Ching-te, mandando uma mensagem à comunidade internacional: “Queremos dizer à comunidade internacional que entre a democracia e autoritarismo, vamos estar ao lado da democracia. Taiwan vai continuar ao lado das democracias em todo o mundo”.
Lai Ching-te frisou que o povo taiwanês resistiu aos esforços de “forças externas” para “influenciar estas eleições”, aludindo às tentativas de ingerência chinesa. “Confirmamos hoje que apenas o povo de Taiwan escolhe o seu próprio destino”, prosseguiu, acrescentando que o rumo de país vai continuar “no caminho certo”. “Não vamos olhar para trás.”
Eleito como novo Presidente, Lai Ching-te chamou para si uma “responsabilidade importante”, que consiste em trazer “paz a estabilidade para o estreito de Taiwan”. Assim sendo, prometeu agir de forma “balanceada” em relação ao aumento de tensões com a China.
Ainda sobre as relações com Pequim, Lai Ching-te disse querer manter o atual status quo, que concede autonomia a Taiwan, mantendo-se um relacionamento com base na “dignidade e paridade”. Mas avisou: “Vamos salvaguardar Taiwan de qualquer intimidação e ameaça da China”. Fonte: observador.pt





Comentários